Conheça os cuidados básicos com a pele e dê o start na sua rotina de skincare

Uma rotina de cuidados faciais faz a diferença no dia a dia de qualquer pessoa. Com a pele hidratada e limpa, você estará pronta para absorver melhor a maquiagem, além de evitar alergias e lesões.

Cuidar da pele pode parecer algo complicado, mas basta dar os primeiros passos para sentir a diferença. A médica dermatologista Adriana Cairo, especialista em procedimentos estéticos, dá as dicas. “Comece pelo sabonete, escolha um específico para a pele e de preferência neutro. Em seguida, passe o protetor solar e finalize com um sérum rico em vitamina C. Esses são os três produtos essenciais para o dia a dia.” Repita o processo no período da noite, mas sem o protetor solar. Você pode complementar a sua rotina acrescentando semanalmente máscaras faciais naturais.

Para quem tem a pele sensível, é importante fazer o teste antes de usar o produto. Passe uma pequena quantidade de creme no antebraço e deixe de 15 a 20 minutos para ver se existe alguma reação imediata. É importante sempre buscar uma orientação profissional na hora de escolher o que usar.

Protetor solar mesmo dentro de casa?

Sim! Adriana explica que o uso é essencial, já que existe a radiação que não é bloqueada totalmente pelas janelas, além das outras luzes como o infravermelho do celular e computador.

A importância da vitamina C

A partir dos 25 anos, época em que aparecem os primeiros sinais de envelhecimento da pele, a vitamina C já é indicada por ser um coringa que tem o poder de estimular o colágeno, além de hidratar e clarear a pele. Escolha produtos de marcas conhecidas e de boa procedência.

Mantenha-se hidratado

A dermatologista ressalta a importância de manter outras partes do corpo hidratadas como, por exemplo, as mãos, já que no momento precisamos higienizá-las com frequência.

A entrada do outono-inverno faz com que a pele fique mais ressecada, sendo assim é um momento importante para caprichar também na hidratação do corpo. “Continue se cuidando mesmo estando mais tempo dentro de casa. Preste atenção naquilo que está usando e escolha o que realmente interessa para a sua pele”, indica a dermatologista.

Teste algumas receitas caseiras de skincare

Mamão e mel

Ingredientes:

2 colheres de sopa de mamão papaya maduro

1 colher de sopa de mel, de preferência orgânico

Opcional: 1 colher de açúcar cristal para causar efeito esfoliante.

Modo de fazer:

Em um recipiente, amasse o mamão com um garfo. Jogue o mel por cima e misture até que os dois alimentos virem um só.

Com ajuda de uma espátula vá aplicando em todo o rosto, com cuidado para não atingir muito perto da região dos olhos e sobrancelha.

Deixe agir por 15, no máximo 20 minutos. Enxágue.

Abacate, mel e iogurte

Ingredientes:

1 colher de chá de mel, de preferência orgânico

1 colher de chá de iogurte natural

1 colher de chá de abacate maduro

Opcional: Para efeito esfoliante, começar com abacate e 1 colher de chá de açúcar cristal.

Modo de fazer:

Em um recipiente, amasse o abacate com um garfo. Jogue o mel e o iogurte e misture tudo até uniformizar a textura da máscara.

Com ajuda de uma espátula, vá aplicando no rosto todo, com cuidado para não atingir muito próximo da região dos olhos e sobrancelha.

Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

Comente