Descomplicando o diabetes

Diabetes Mellitus?

É uma doença caracterizada pela permanência da alta taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). Esse pico de glicose pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido lá no nosso pâncreas, órgão muito importante para nosso processo digestivo.

A principal função da insulina é colocar a glicose para dentro das células do organismo, de forma que, essas células vão produzir energia para nosso organismo desempenhar diversas atividades rotineiras, além de manter nosso organismo bem vivo.

Existe uma classificação do Diabetes

Sabemos hoje que diversas são condições que podem levar ao diabetes e estão classificadas em: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2, Diabetes gestacional.

Diabetes Tipo 1 (DM 1) – Uma doença autoimune, decorrente de uma destruição das células beta pancreáticas que são responsáveis pela secreção de insulina. Nesse caso, o diagnóstico é fechado com exame de sangue com a presença de anticorpos específicos. Em geral DM1, acomete crianças e adultos jovens, mas pode também ser desencadeado em adultos.

Esse Tipo é tratado com Insulina, Alimentação e Atividade Física

Diabetes Tipo 2 (DM 2) – Geralmente associado com aumento de peso e obesidade, acomete principalmente adultos, mas também se observa hoje, cada vez mais, o desenvolvimento do quadro em jovens e até crianças. Isso se deve, principalmente, pelo aumento do consumo de gorduras e carboidratos aliados à falta de atividade física. Aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou já não está mais conseguindo produzir insulina suficiente para controla a taxa de glicose no sangue.  Tratado com Planejamento alimentar, Medicamento e dependendo dos casos até insulinizar.

Diabetes Gestacional – Na maioria das vezes detectado no 3º trimestre da gestação, através do exame de curva glicêmica. Neste momento toda atenção deve ser dada durante a gestação, pois pode ser transitório ou não. Fatores que podem ser de risco; Muito ganho de peso antes e durante a gestação, alimentação inadequada, histórico familiar, perdas fetais.

Tratamento com Planos alimentares em primeiro plano, medicamento ou até insulina.

Como Posso Saber se Estou Diabético?

O diagnóstico laboratorial pode ser feito de três formas:

1) glicemia de jejum > 126 mg/dl (jejum de 8 horas)

2) glicemia casual (colhida em qualquer horário do dia, independente da última refeição realizada (> 200 mg/dl em paciente com sintomas característicos de diabetes.

3) glicemia > 200 mg/dl duas horas após sobrecarga oral de 75 gramas de glicose.

Comente