Por que comemos tanto açúcar?

Açúcares têm papel importante na geração de energia, mas o consumo abusivo pode trazer sérias consequências.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que cada pessoa consuma anualmente 18,2 kg de açúcar, isso equivale a 50 g diárias. O consumo médio no Brasil, no entanto, é de 30 kg por ano, ou seja, 80 g ao dia.

O açúcar é um carboidrato, ao ser digerido transforma-se em glicose, que dá energia para o funcionamento das células. Quando seu consumo passa dos limites, porém, ele desregula a produção de insulina, e o excesso desse hormônio no organismo pode ter uma série de efeitos negativos.

Por que comemos tanto açúcar?
A ciência já demonstrou que a ingestão de alimentos doces gera uma sensação imediata de prazer e pode, literalmente, “viciar”. O açúcar interage com os neuropeptídeos cerebrais levando a um efeito de dependência similar ao das drogas.

Entre os malefícios da ingestão descontrolada de açúcar, os mais conhecidos são o diabetes e a obesidade, mas eles não são os únicos. O excesso de açúcar branco, por exemplo, danifica a boa flora intestinal prejudicando a absorção de nutrientes e a imunidade.

Atenção aos sinais.
Antes dos problemas se agravarem, o corpo pode dar sinais de que você está abusando do açúcar, vale ficar atento a alguns deles:

  • Acne e alterações de pele: os picos de insulina gerados pelo excesso de açúcar causam inflamações que podem aumentar a produção de sebo e obstruir os poros.
  • Falta de energia e sensação de fadiga: a rápida elevação dos níveis de glicose no organismo promove energia de curta duração. Assim como sobem rápido, caem rápido, gerando instabilidade energética.
  • Distúrbios intestinais: como já citamos, o excesso de açúcar altera a flora do intestino. Desconforto e mudança nos hábitos intestinais podem indicar que algo está descompensado.
  • Sede excessiva: para liberar a glicose circulante em excesso no sangue, os rins entram em ação. A pessoa urina mais, desidrata e volta a sentir sede de forma cíclica.

O vilão é o excesso.
Açúcares são importantes para a geração de energia e não precisam ser excluídos da alimentação de indivíduos saudáveis, o mal está no excesso. Procure não ultrapassar a quantidade diária recomendada e dê preferência ao açúcar naturalmente presente nos alimentos e às suas formas menos processadas, deixando fora da mesa o açúcar refinado.

Referências:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/07/saiba-o-impacto-do-excesso-de-acucar-no-organismo-e-como-diminuir-o-consumo-3827607.html
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48959819
https://cidadeverde.com/noticias/307807/brasileiro-consome-30-kg-de-acucar-por-ano-oms-recomenda-18-kg
https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/descubra-por-que-o-excesso-de-acucar-pode-incentivar-o-aparecimento-de-espinhas-e-cravos-na-pele_a4719/1

Fontes:
https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/what-flexitarian-diet
https://www.bbc.com/portuguese/geral-45835405
https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/saiba-quem-sao-os-flexitarianos-24234620



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